Thursday, April 24, 2008

Às portas da Swazi

Como a burocracia é palavra conhecida (e repetida) no Mundo inteiro, o contrato de "leasing" para o carro que me estava destinado demorou cerca de dois meses a ficar formalizado. Neste momento, já posso ouvir CD's, e com som bem alto, porque os vidros estão fechados já que o ar condicionado isso permite e aconselha.
Mas até muito recentemente, tive de usar outro veículo. A "máquina" que conduzia dividia-a com o Sr. Massango, que a usava nas suas funções de estafeta.
Dei-me bem com aquele irrequieto motor, falsamente potenciado pelo som da panela rota, mas parece que acabei por abusar dele.
Tive de me deslocar à Swazilandia porque o meu passaporte precisava de mais um carimbo para continuar a poder exibir-se aos polícias que inevitável e diariamente me mandam parar. Fui eu e o meu director/colega de expedições.
Fizemos-nos à estrada e a viagem até foi mais rápida do que o esperado porque o vento estava de feição (ou então eu é que ia sem pressa a apreciar o verde em redor).
Na fronteira, processo tranquilo.
A Swazilandia é muito bonita. Pelo menos os 7 Km que vi...
Ao primeiro Km furou-se um pneu. Verifiquei que os pneus deviam estar num regime de dieta rigoroso, a adivinhar pela espessura dos mesmos. Desta forma, o furo não era apenas um azar de percurso.
Pneu trocado, ânimo renovado. "Na próxima localidade remendamos o pneu. Mbabane (capital), aí vamos nós!".
Alguns Kms depois, parámos num posto de controlo onde todos os veículos e ocupantes são examinados por dois zzzzz..elosos militares. Saímos e verificamos que outro pneu se acabara de furar!
Três/quatro horas depois estavamos de regresso a casa (já não havia espírito aventureiro que resistisse).
Da Swazi, para já ficam estas recordações.E já não são más, porque os tropas, apenas armados com boa disposição, deixaram a sua marca.
"You come back, my friend!"
Voltarei, mesmo porque quero conhecer o resto da Swazilandia (que deve ter, pelo menos, mais 7 Kms).
Curiosidade: Neste País, uma vez por ano o Rei escolhe uma rapariga virgem para ser a sua nova mulher (penso que acumula, não substitui). Mas lá também é 2008. Engraçado, isto do tempo. Quando soube pensei que lá fosse séc. XI ou algo por aí...

Já com o pneu suplente,

Mas a precisar de outro...

My friends

No comments: