Sunday, April 20, 2008

A Reunião

Uns dias mais tarde do que o combinado, venho complementar o meu post anterior.
No dia 17 deste chuvoso mês (aí e aqui), reunimo-nos (finalmente) com as comunidades da área onde nos pretendemos instalar.
Quando chegámos ao local da reunião, uma pequena clareira no meio de mato, aguardavam por nós cerca de 300 pessoas. Sentadas no chão, esperavam pacientemente para saciarem o estômago e a curiosidade relativamente ao nosso projecto.
Fiquei positivamente surpreendido pelo facto de pessoas tão simples, perante membros de várias instituições do Estado, não se terem coibido de apresentar as suas questões, receios, anseios, apresentado pedidos ou apenas partilhado a sua opinião relativa à nossa chegada.
Infelizmente, anteriormente outros vieram com promessas de emprego e abundância, e mais não deixaram do que dívidas salariais a pessoas que ganham cerca de 35 euros por mês e para quem alimentar-se é o grande desafio que diariamente se renova.
No final, foi consensual a aceitação dos novos vizinhos. Ainda bem!
De seguida, realizou-se um cerimonial reservado a que tive o prazer e a honra de assistir. Nele, os mais velhos invocaram os espíritos dos mortos para que abençoem a terra e para que esta “parceria” se repercuta de forma positiva nesta comunidade.
Ainda antes do almoço, coloquei no ecrã do meu computador, estrategicamente colocado em cima de uma mesa (que por sua vez estava encavalitada noutra) para que todos pudessem ver (se isso é possível quando o ecrã tem 17” e as pessoas são 300), algumas das imagens da nossa empresa e de projectos semelhantes que desenvolvemos noutros países.
Anexo algumas fotos para que, remotamente, possam ter uma ideia daquilo que foi este dia.
À comunidade, pela recepção, tabonga!


(Com o Régulo)

(aspecto geral da reunião)

(Onde está o Wally?)



No comments: