Saturday, April 26, 2008

Massa cinzenta...

Parecem anedota, mas foram dois casos reais por que passei com as autoridades locais na sua missão para equilibrar a capacidade contributiva entre os "visitantes" e aqueles:
Certa noite, o Diogo (com quem estou a trabalhar aqui em Moçambique) e eu fomos parados por um polícia enquanto seguíamos de carro a caminho do bar "Gil Vicente" onde iamos saborear uma Laurentina e a guitarra do Nanando (artista local). Alegou o "cinzentinho" (nome que vem da cor dos seus uniformes) que teríamos pisado um traço contínuo. Estupefactos, explicámos ao polícia que naquele local não havia nenhum traço contínuo. Resposta da autoridade "Tem traço contínuo, não está é visível." ... Acabámos na esquadra e de facto concluiu-se que cometemos uma outra infracção rodoviária, mas obviamente não a apontada. Sendo justo e de lei, pagámos a competente e devida multa.
Segundo caso: Num domingo à tarde ia a passear calmamente pela Mao Tse Tung (sim, aqui as ruas não têm "faixa" direita: Mao Tse Tung, Karl Marx, Vladimir Lenin, Ho Chi Min, etc), a gozar um dos meus primeiros passeios pedestres pelas belas avenidas desta cidade de Maputo quando sou abordado por outro "cinzentinho". "A sua identificação, por favor". "Com certeza, senhor agente". Uma vez que a discricionariedade da polícia não deve ser, em lado nenhum do Mundo, sinónimo de arbitrariedade, questionei-o do motivo para aquela abordagem. "Ehhh...Tivemos uma denúncia que estava um cidadão estrangeiro a circular sem identificação."
...
Como era domingo e eu também tinha tempo, após alguma conversa obviamente continuei o meu passeio sem qualquer penalização.
E apesar do Sol a isso apetecer, o "cinzentinho" naquela tarde não bebeu "refresco"...

3 comments:

PGC said...

És o Maior Pedrocas!
Grande abraço! Vou seguir-te à distância mas com regularidade (espero)... apesar de ter saído, o projeto contínua a ocupar um logarzinho no meu coração e a equipa tb...

PGC said...

É verdade, está combinado a cervejola no Bairro Alto!

nesdias said...

Olá Barbas.
Li hoje o teu blog, que acho muito divertido. Parece estar a ser uma grande experiência, que em parte invejo.
Por aqui por Londres estamos os 4 bons. A Clara nasceu dia 7 de Abril e é uma beleza.
Bjinho. Ines Alice Nuno Clara (Loureiros)